quinta-feira, 17 de março de 2016

UM CONHECIDO DE À MUITOS ANOS

Todos os confrontos na Vila das Aves, clica na imagem
Um dos casos entre os dois emblemas
  O Desportivo das Aves e o FC Penafiel são dois emblemas que já se conhecem à muito tempo e são aliás as duas equipas na segunda liga com mais jogos neste campeonato desde que começou em 1990. Mas mesmo antes disso quando a segunda divisão era divida por Zonas as duas equipas já se conheciam. Mas o primeiro Aves - Penafiel aconteceu a 8 de setembro de 1957 quando as duas equipas militavam na I distrital e o resultado foi favorável à equipa avense com um 2-1. Travaram-se muitas lutas entre as duas equipas dentro e fora do relvado. O primeiro caso aconteceu em 1959 quando o Aves com atitude de mau perder ficando em 6.º lugar no campeonato e o Penafiel em 5.º fez um protesto pela equipa penafidelense ter um jogador mal inscrito. A associação do porto assim não o entendeu dando razão à equipa rubro negra.
Jogo na época 85-86, clica na imagem
     Depois houveram muitos casos de confrontos de adeptos em vários jogos, interrupções de jogos, e até jogos que não chegaram ao fim por invasões de campo. É uma longa história que existe entre estes dois clubes.
  Quanto a estatísticas, nas Aves a equipa avense tem uma ligeira vantagem nos confrontos com 13 vitórias, 10 vitórias para o FC Penafiel e existindo 4 empates. Nos golos o Penafiel curiosamente está à frente com 36 golos marcados e 35 sofridos. 
 Em 1985-86 as duas equipas estiveram juntas na primeira divisão, o que só aconteceu uma vez e o resultado nas Aves foi de 2-2 com o golo avense a ser marcado já nos descontos empatando a partida. No entanto no final do campeonato os dois emblemas desceram de divisão.
 

 

Sem comentários: