sexta-feira, 11 de março de 2016

HISTÓRICO DO COVILHÃ - PENAFIEL

A primeira vitória na Covilhã. Clica na imagem
   Os Leões da Serra como são conhecidos no mundo do futebol e o FC Penafiel já se conhecem desde a década de 60 sendo o primeiro jogo a 03 de abril de 1966, nesse primeiro jogo o FC Penafiel perdeu por 2-1 com o golo penafidelense a ser marcado por Rosendo. Nesta época o FC Penafiel aparecia pela primeira vez na II divisão nacional de futebol, enquanto que o Covilhã já andava à muito tempo nos palcos principais do futebol à muito tempo. Por exemplo quando o FC Penafiel fora fundado em 1951 o Covilhã andava pela primeira divisão, estando várias épocas consecutivas nesse patamar.
  Falando de vitórias, a primeira dos rubro negros no sopé da Serra da Estrela foi a 03 de Novembro de 1968, uma vitória por 1-3 com os três golos a serem apontados por Nelson.
No total de confrontos e jogos na Covilhã o FC Penafiel está em desvantagem, nos 21 jogos disputados na Covilhã o Penafiel conta com 5 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Nos golos os penafidelenses marcaram 17 mas sofreram 24.
Nelson com a camisola do Varzim,
 único clube que representou na 1.ª liga
 Nos últimos anos o Penafiel tem tentado inverter esta situação e tem conseguido, pois nas últimas duas décadas a equipa duriense tem mais vitórias que derrotas, tendo 4 vitórias e 3 derrotas. Só nos anos 60 e 70 é que o Covilhã foi claramente superior mas com o passar dos anos foi perdendo o fulgor de outros tempos.
Nos últimos três encontros há uma igualdade nos resultados, uma vitória, um empate e uma derrota para cada lado.
  As duas equipas esta época estão coladas na classificação com diferença de dois pontos, havendo uma vitória para os penafidelenses a equipa serrana vê se ultrapassada pelo FC Penafiel.
  Veremos o que acontece.

Sem comentários: