quarta-feira, 24 de abril de 2013

OUTROS TEMPOS OUTRAS ÉPOCAS, 1958-1959

  Na época 1958/1959  a equipa penafidelense ingressou na I regional, já que não tinha conseguido na época anterior a subida de divisão.
  A 31 de julho  de 1958, uma nova direção tomou posse sendo o presidente Eduardo Aureliano Pinto Monteiro.
  O FC Penafiel nesta época teve adversários como Rio Ave, Aves, Paredes, Leça e Varzim. O campeonato não correu tão bem como se esperava, mas a equipa obteve um 5.º lugar, com os mesmos pontos do Avintes que ficou em 4.ºlugar.
 Com o quinto lugar o FC Penafiel teve direito a disputar o campeonato nacional da III divisão, que foi disputado entre janeiro e maio de 1959. O campeonato foi bem disputado, mas o Beira Mar e o Ovarense levaram a melhor deixando o FC Penafiel em terceiro lugar não deixando os rubro negros atingir a próxima fase, fase esta que dava direito a disputar a subida à segunda nacional. O Beira Mar teve 14 pontos, o Ovarense 10 e o FC Penafiel também 10 mas em goal-average perdia para a equipa vareira.
  Os jogadores utilizados neste campeonato foram o guarda redes espanhol Manolo, o Machado, Taco, Chaves, Correia, Marocas, Germano, Rosas, Pinto, Silva Pereira I, Silva Pereira II e José Alberto. Na primeira fase do campeonato ainda jogaram Vitor, Rodrigues, Taco II, Brandão e Bicas. O treinador foi Jacinto Mestre.
 A foto é da equipa do FC Penafiel nesta época e a crónica do jogo, diz respeito à ultima jornada da I regional. Foi a maior goleada do FC Penafiel esta época.
  Isto parece um pouco confuso, pois fala-se de I regional e III nacional. Mas neste tempo ainda não havia uma III nacional a começar desde o início da época. Os melhores classificados da I regional disputavam a terceira nacional. Eram outros tempos, mas se calhar menos complicados do que se passa na atualidade. Estamos a 5 jornadas do fim do campeonato e ainda não se sabe se há alargamento da I divisão, se há liguilha, quantas equipas irão subir. Somos mesmo um país atrasadinho onde os nossos dirigentes em todos os quadrantes só pensam neles próprios. Pode ser que isto mude um dia.

1 comentário:

Força F.C. Penafiel disse...

Nostálgico para os Penafidelenses que viram fundar este clube, adeptos que enchiam o estádio(s)!
O quê que se vai escrever sobre estas duas ultimas épocas para a história do clube????
É preciso profissionalizar o F.C.PENAFIEL, como antigamente se ia para o campo dar 100% e lutar cada jogo por 3 pontos nem seja contra o Paços de Ferreira a feijões.

VIVA O F.C.PENAFIEL